segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O papel das redes sociais

                                                  Fonte : http://www.google.com.br/imgres?imgurl

Muito se fala  sobre o uso das redes sociais no processo de busca de recolocação no  mercado de trabalho da mesma forma que, com ênfase,  sempre se falou sobre  QI (“quem indica”) e a necessidade permanente da  manutenção e ampliação do networking.

Recentemente li o artigo “Sete mitos sobre o uso do Linkedln para encontrar um novo emprego” que elucida aspectos importantes e nos remete à reflexões sobre o papel das redes sociais. Vale a leitura!

Não há dúvida que as redes sociais cumprem hoje um papel importante  pois podem viabilizar não apenas o processo de busca (de ambas as partes)  e a entrada em uma nova organização,  como também,  o contato (em tempo real)  com profissionais da mesma área e até de outras; possibilitam a   troca de  experiências, de material e ferramentas de trabalho, assim como a discussão sobre novas regulamentações, suas aplicações e o acompanhamento das tendências de mercado,  trazendo uma dinâmica e agilidade nas relações profissionais de inestimável valor.

Mas vale lembrar que além dos aspectos positivos que estas conexões e interações possibilitam também há riscos e perigos. Portanto é importante que se compreenda que a conduta que se espera na mesma equivale àquela esperada de um cidadão que convive em sociedade, só que agora uma sociedade virtual com seu código de ética.

Hoje há um grande desafio para que se  façam  ajustes desse código de ética,  de modo que a comunidade virtual tenha com clareza quais suas diretrizes. O objetivo maior da construção de um código de ética virtual é a garantia da manutenção da integridade nas interações assim como coibir ações que não estejam em conformidade com estes princípios.

Sete mitos sobre o uso do Linkedln para encontrar um novo emprego

Redes sociais buscam interação mais ética

Ética na internet - Redes Sociais

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Liderar: Um ato de inspirar pessoas

Com essa frase Janete Ana Ribeiro Vaz, sócia- diretora executiva do Laboratório Sabin, iniciou sua palestra no 37 Congresso Nacional de Gestão de Pessoas – CONARH 2011.

Janete começou relatando a história da  construção do negócio junto com uma amiga e como o sonho foi, gradativamente,  transformando-se em realidade.

Lhe  brilhavam os olhos no momento em que falava sobre  os processos de gestão de pessoas  implantados na organização.

Citou alguns elementos considerados fundamentais numa Cultura Organizacional como o estabelecimento de uma relação de confiança: com respeito, credibilidade, camaradagem, imparcialidade, transparência e orgulho, proporcionando um ambiente no  qual as pessoas dão o melhor de si e trabalham juntas, como famílias e equipes. “Somente assim uma organização atinge seus objetivos e as pessoas  dão o melhor de si”

Para complementar a construção de um modelo positivo de gestão de pessoas, Janete fala sobre o papel  liderança apresentando sete aspectos que considera  fundamentais no seu exercício. Segundo ela o líder deve:

1)      Dar o exemplo ( é básico)
2)      Fazer junto
3)      Ouvir.. Ouvir.. Ouvir ( “e ser um vigário”)
4)      Treinar.. Treinar.. Treinar
5)      Transitar pela empresa: conhecer os anseios e sonhos dos liderados
6)      Acompanhar o fluxo das decisões
7)      Monitorar Resultados

Sobre liderança fez questão de enfatizar que “Nenhuma empresa prevalece com um líder, mas sim com um Sistema de Liderança”.

Quando fala sobre sistema de Liderança entende que estratégias, processos e procedimentos devem apoiar, dar suporte e integrar a dinâmica entre líderes e liderados.

Entre os aspectos que apóiam e corroboram para a eficácia desse sistema, Janete fala sobre a importância da comunicação em todos os níveis, da gestão participativa , sonhar grande e motivar aqueles que  acreditam em sonhos.

Ela diz: “Não existem empresas bem sucedidas com pessoas mau sucedidas” e portanto investir no desenvolvimento de seus profissionais é condição fundamental nesta relação. Por isso a organização tem programas de desenvolvimento de liderança e de carreira, oferece bolsa de estudo e consultorias especializadas, flexibilidade de horário para estudantes de doutorado,  tudo estrategicamente relacionado com as  avaliações de desempenho.

Os planos de recompensa e reconhecimento também existem para apoiar o processo de gestão de pessoas e alguns  dos programas são direcionados aos familiares, tais como semana da família, programa de saúde “eu cuido dos meus pais”, curso de colocação de jovens profissionais no mercado de trabalho,  dentre outros. A organização entende que profissionais que estão bem consigo mesmas e com suas famílias naturalmente a  satisfação tende a ser  mais elevada e concomitantemente sua produtividade.

Programas de celebração também são considerados importantes no processo pois além de divertir, descontrair, integram profissionais, família, organização. Além dos programas de filantropia cujo intuito é “fazer do mundo um lugar melhor” buscando o engajamento dos próprios profissionais e também trabalhando com as questões de responsabilidade social.

Janete encerra a palestra fazendo uma pergunta:
 - Investir em gente dá resultado?
E na sequência traz indicadores (dados, números e gráficos) provando que a resposta é:
-  SIM, com certeza!

Abaixo seguem alguns deles:

- 1,04 é o  índice de absenteísmo de sua organização;
- 99,83% é o nível de satisfação de seus funcionários;
- Para este ano já está previsto a ampliação dos negócios com presença em outros estados;
- A organização está classificada entre as melhores empresas para se trabalhar ( prêmio ambicionado pelas sócias que esperam com grande expectativa cada novo resultado)

Tenho certeza que muitos dos que ali estiveram presentes viram o brilho nos olhos de Janete ao falar dos negócios e dos seus funcionários como se estivesse falando de uma paixão!

Janete que começou falando sobre o papel da liderança como sendo de inspirar pessoas, nos mostrou também na prática o significado de inspirar!

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado” Roberto Shinyashiki