segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mentoring e Coaching

                                                          Fonte: http://micropro2010.files.wordpress.com


Cada vez mais as organizações recorrem aos processos de Mentoring e Coaching para capacitar  profissionais  para uma atuação mais assertiva e concomitantemente preparar futuros talentos.

As práticas de mentoring, ainda novas nas empresas brasileiras, estão relacionadas ao acompanhamento e orientação para  promover  o desenvolvimento pessoal, sobretudo
das futuras lideranças, com foco na carreira.

O responsável por este processo é o mentor e deve ser exercido por  pessoas que são  referência dentro da organização: em relação à questões éticas, histórico profissional, forma de líderar, comunicar e se relacionar.

O mentor acompanhará profissionais mais jovens no exercício de suas atividades ou em projetos específicos, orientando e aconselhando e, através do compartilhamento de suas experiências, contribuindo para seu desenvolvimento.

Já os processos de coaching visam a conquista do autoconhecimento, através do
reconhecimento das potencialidades e desenvolvimento das competências tanto pessoais como profissionais.

Cabe a coach ( treinador)  o papel de coordenar este processo levando o coachee( cliente atendido) à reflexões para o reconhecimento de suas “forças” e para seu crescimento.

Normalmente recorre-se ao coaching nos momentos de transição de carreira ou busca de desenvolvimento pessoal para alcance de novos objetivos profissionais.

É fato que as organizações reconhecem que o investimento em capital humano hoje, mais do que nunca,  é fundamental para gerenciar e reter talentos sobretudo no momento atual em que a mídia retrata com freqüência a carência de profissionais qualificados e sobretudo aptos ao comando de equipes e gestão dos negócios.

De acordo com estudo realizado com empresas de diversos segmentos sobre os resultados que podem ser alcançados  através dos processos de mentoring e coaching as respostas foram diversas. Cito algumas:

·        “ utilização das potencialidades dos funcionários”
·        “ agilizaria o processo produtivo”
·        “influenciaria diretamente nos serviços prestados aos clientes, gerando satisfação e tendo retorno imediato”
·        “Auxiliaria no relacionamento entre equipes”
·        “mostraria o caminho a ser seguido pelas lideranças, para alcance das metas”
·        “melhora nas relações interpessoais  e ambiente de trabalho”

Dessa forma podemos concluir que os processos de mentoring e coaching contribuem como ferramentas de apoio à gestão de pessoas, aos planos de carreira, ao desenvolvimento das lideranças e dos futuros sucessores na hierarquia organizacional.

Abaixo segue uma tabela com as principais diferenças entre cada um dos processos.


Mentoring
Coaching


Foco na tarefa
Foco na pessoa
Foco na  ação global
Foco no aprendizado
Desenvolvimento de Carreira
Liderança e Supervisão
Foco no longo prazo
Foco no curto prazo
Foco no futuro
Foco no cotidiano
Impulso na carreira futura
Impulso no trabalho atual
Relação autoridade inexistente
Relação autoridade perceptível
Relacionamento duradouro
Relacionamento duração limitada



Fonte: Revista Melhor Gestão de Pessoas, n285

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