Cada vez mais as organizações recorrem aos processos de Mentoring e Coaching para capacitar profissionais para uma atuação mais assertiva e concomitantemente preparar futuros talentos.
As práticas de mentoring, ainda novas nas empresas brasileiras, estão relacionadas ao acompanhamento e orientação para promover o desenvolvimento pessoal, sobretudo
das futuras lideranças, com foco na carreira.
O responsável por este processo é o mentor e deve ser exercido por pessoas que são referência dentro da organização: em relação à questões éticas, histórico profissional, forma de líderar, comunicar e se relacionar.
O mentor acompanhará profissionais mais jovens no exercício de suas atividades ou em projetos específicos, orientando e aconselhando e, através do compartilhamento de suas experiências, contribuindo para seu desenvolvimento.
Já os processos de coaching visam a conquista do autoconhecimento, através do
reconhecimento das potencialidades e desenvolvimento das competências tanto pessoais como profissionais.
Cabe a coach ( treinador) o papel de coordenar este processo levando o coachee( cliente atendido) à reflexões para o reconhecimento de suas “forças” e para seu crescimento.
Normalmente recorre-se ao coaching nos momentos de transição de carreira ou busca de desenvolvimento pessoal para alcance de novos objetivos profissionais.
É fato que as organizações reconhecem que o investimento em capital humano hoje, mais do que nunca, é fundamental para gerenciar e reter talentos sobretudo no momento atual em que a mídia retrata com freqüência a carência de profissionais qualificados e sobretudo aptos ao comando de equipes e gestão dos negócios.
De acordo com estudo realizado com empresas de diversos segmentos sobre os resultados que podem ser alcançados através dos processos de mentoring e coaching as respostas foram diversas. Cito algumas:
· “ utilização das potencialidades dos funcionários”
· “ agilizaria o processo produtivo”
· “influenciaria diretamente nos serviços prestados aos clientes, gerando satisfação e tendo retorno imediato”
· “Auxiliaria no relacionamento entre equipes”
· “mostraria o caminho a ser seguido pelas lideranças, para alcance das metas”
· “melhora nas relações interpessoais e ambiente de trabalho”
Dessa forma podemos concluir que os processos de mentoring e coaching contribuem como ferramentas de apoio à gestão de pessoas, aos planos de carreira, ao desenvolvimento das lideranças e dos futuros sucessores na hierarquia organizacional.
Abaixo segue uma tabela com as principais diferenças entre cada um dos processos.
Mentoring | Coaching |
Foco na tarefa | Foco na pessoa |
Foco na ação global | Foco no aprendizado |
Desenvolvimento de Carreira | Liderança e Supervisão |
Foco no longo prazo | Foco no curto prazo |
Foco no futuro | Foco no cotidiano |
Impulso na carreira futura | Impulso no trabalho atual |
Relação autoridade inexistente | Relação autoridade perceptível |
Relacionamento duradouro | Relacionamento duração limitada |
Fonte: Revista Melhor Gestão de Pessoas, n285